Padre Gregório Westrupp

foto2 (3)

Idealizador e construtor do IMSJT (Instituto Meninos de São Judas Tadeu), pe. Gregório Westrupp, scj, era um ser humano sensível ao sofrimento do próximo. Possuía um coração gigantesco a ponto de esquecer-se de si mesmo.

Nascido a 28 de janeiro de 1909, em São João do Capivari (SC), Gregório era filho de uma família simples e criado no campo. Recebeu de seus pais o ensinamento do Evangelho e o testemunho de uma fé viva e atuante.

Entrou para a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) em 1932; e com 27 anos fez seus primeiros votos de pobreza, castidade e obediência. Cursou Filosofia no Convento Sagrado Coração de Jesus, em Brusque (SC), de 1936 a 1937. De 1938 a 1941, estudou Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus (Faculdade Dehoniana), em Taubaté (SP). Em 1º de dezembro de 1940 foi ordenado sacerdote, na cidade de Taubaté (SP).

Entre 1940 e 1950, pe. Gregório trabalhou em casas da Congregação de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Até que em 1950 foi nomeado diretor do então Orfanato São Judas Tadeu, dando novo impulso à Obra, fazendo-a crescer no acolhimento cada vez maior de crianças e adolescentes.

Carismático e de uma inteligência aguçada, possuía o favor de Deus que ouvia de modo especial suas orações e ajudava-o a consolar e a encaminhar tantos quantos o buscavam. Apesar de muito conhecido e requisitado nunca deixou de lado aqueles que mais sofrem – crianças órfãs e carentes, pessoas pobres e doentes – espelhando-se na bondade do Coração de Jesus.

Padre Gregório esteve à frente do IMSJT até seu falecimento em 21 de janeiro de 1983. Após 28 anos de sua morte, no dia 26 de agosto de 2011, seus restos mortais foram transferidos para a capela São José, e depositados no mausoléu construído especialmente para eles. Dessa forma, ele voltou para a Obra a qual trabalhou incansavelmente durante 33 anos de sua vida. E, junto de Deus, ele continua orando por todos nós, principalmente pelas crianças, adolescentes e jovens atendidos pelo IMSJT que ele tanto amou.

A Obra, que hoje está sob a direção do pe. João Carlos P. de Castro, scj, prosperou e congrega: a Creche Padre Dehon, a Creche Padre Gregório Westrupp, a Creche Sagrado Coração de Jesus, o Abrigo São Judas Tadeu, o Núcleo Socioeducativo Padre Gregório Westrupp, o Recanto São Judas Tadeu e o Memorial Padre Gregório Westrupp. Toda a Obra, como testemunha de seu ardor no serviço aos mais necessitados, só é mantida graças aos esforços conjuntos dos religiosos e padres do Sagrado Coração de Jesus, dos amigos e benfeitores, funcionários e voluntários da instituição.

foto1 (2)

“O amor de Deus não se distingue do amor ao próximo”
Pe. Gregório Westrupp, scj (1909/1983)

Scroll To Top